sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A Música em ponte com … a energia solar

Hoje tivemos a oportunidade de poder assistir à palestra: A Música em ponte com … a energia solar, onde foi nosso convidado o Eng. Nuno Delgado (EFACEC).

Os alunos do 1.º ano declamaram um poema de Alberto Caeiro (Querem uma luz melhor que a do sol!) e 3 poemas curtos de João Pedro Mésseder (Foz-pôr-do-sol I, II e III) dando mote ao tema da nossa palestra.


O nosso convidado iniciou a sua intervenção com a partilha de um pedido aparentemente simples da sua filha - ter um animal de estimação - e o dilema que esse pedido originou.

Pois, devido às alterações climáticas, não sabia se deveria optar por um cão ou um dromedário!?

A primeira opção parece-nos familiar, no entanto a segunda é um pouco estranha. Ou será que não?

Algumas projecções e cenários referem o facto de Portugal se pode vir a transformar num deserto.


Com este mote lançado, foi-nos falando e questionando sobre as necessidades actuais de consumo energético e as causas que este consumo de energia, especialmente de combustíveis fósseis, estava a provocar em termos de alterações climáticas.

Deixado o alerta, o Eng. Nuno Delgado foi apresentado algumas formas de energia renováveis que poderão ser uma resposta aos desafios energéticos que actualmente nos são apresentados. Mais em detalhe falou-nos da energia solar, suas diferentes variantes e os últimos desenvolvimentos.

No final partilhou connosco o que poderá ser o futuro dos painéis solares. Fruto de investigação conjunta da EFACEC e da FEUP está a ser desenvolvido um novo tipo de painel solar que, para além de características técnicas mais avanças, tem a particularidade de poder ser colorido. Este detalhe abre novas possibilidades, como um vitral, que na realidade é um painel solar!

A encerrar a nossa palestra tivemos o prazer de ouvir a aluna Maria Sá e Silva da classe de harpa da Prof.ª Áurea Guerner que interpretou La Source de Hasselmans e Baroque Flamenco de D.Henson-Conant.


Sem comentários:

Enviar um comentário