sábado, 10 de maio de 2014

Vamos conhecer melhor: Filipa Lã

FILIPA LÃ

Natural da Covilhã, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música da Covilhã.

Em 1993 ingressou no Curso Superior de Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, terminando a sua Licenciatura em 1999. A par com os seus estudos universitários, conclui o Curso de Música (Canto) do Conservatório de Musica de Coimbra (1999), e frequentou o Curso Livre de Canto do professor António Salgado.

A investigação que tem desenvolvido tem-se focado nos efeitos hormonais na performance vocal cantada. Outras áreas de investigação incluem a Vocologia, a Pedagogia Vocal, a Acústica Vocal, Medicina da Música para a Optimização da Performance, e Psicologia da Música.

Os resultados das suas investigações têm sido apresentados em várias conferências internacionais de renome, sendo-lhe atribuídos três prémios de investigação da “Society for Education, Music and Psychology Research” (2005), “European Society for the Cognitive Sciences of Music”, (2007) e “The Voice Foundation” (2011).

Tem sido convidada para apresentar workshops em Performance Vocal, Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino do Canto, Acústica Vocal e Saúde e Bem-Estar dos Músicos e em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA.

Actualmente é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, investigadora no Instituto Nacional de Etnomusicologia, Música e Dança (INET-MD), e fundadora e produtora executiva da Companhia OperaNorte. 2008 Sócia Fundadora da Associação Portuguesa de Medicina e Artes do Espetáculo.

Formação Académica
2010 Pós-Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro e Universidade do Porto
2006 Doutoramento em Música, Universidade de Sheffield
2001 Mestrado em Música, Guildhall School of Music and Drama e Universidade de Sheffield
1999 Licenciatura em Biologia, Universidade de Coimbra
1999 Curso Complementar de Música (Canto), Conservatório de Música de Coimbra

Áreas de interesse
Ciência vocal (vocologia) do canto; Pedagogia vocal; Música e Medicina; Estratégias de otimização da performance musical e ensino da música

Sem comentários:

Enviar um comentário