FILIPA LÃ
Natural da Covilhã, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música da Covilhã.
Em 1993 ingressou no Curso Superior de Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, terminando a sua Licenciatura em 1999. A par com os seus estudos universitários, conclui o Curso de Música (Canto) do Conservatório de Musica de Coimbra (1999), e frequentou o Curso Livre de Canto do professor António Salgado.
A investigação que tem desenvolvido tem-se focado nos efeitos hormonais na performance vocal cantada. Outras áreas de investigação incluem a Vocologia, a Pedagogia Vocal, a Acústica Vocal, Medicina da Música para a Optimização da Performance, e Psicologia da Música.
Os resultados das suas investigações têm sido apresentados em várias conferências internacionais de renome, sendo-lhe atribuídos três prémios de investigação da “Society for Education, Music and Psychology Research” (2005), “European Society for the Cognitive Sciences of Music”, (2007) e “The Voice Foundation” (2011).
Tem sido convidada para apresentar workshops em Performance Vocal, Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino do Canto, Acústica Vocal e Saúde e Bem-Estar dos Músicos e em Portugal, Espanha, Inglaterra e EUA.
Actualmente é Professora Auxiliar Convidada no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, investigadora no Instituto Nacional de Etnomusicologia, Música e Dança (INET-MD), e fundadora e produtora executiva da Companhia OperaNorte. 2008 Sócia Fundadora da Associação Portuguesa de Medicina e Artes do Espetáculo.
Formação Académica
2010 Pós-Doutoramento em Música, Universidade de Aveiro e Universidade do Porto
2006 Doutoramento em Música, Universidade de Sheffield
2001 Mestrado em Música, Guildhall School of Music and Drama e Universidade de Sheffield
1999 Licenciatura em Biologia, Universidade de Coimbra
1999 Curso Complementar de Música (Canto), Conservatório de Música de Coimbra
Áreas de interesse
Ciência vocal (vocologia) do canto; Pedagogia vocal; Música e Medicina; Estratégias de otimização da performance musical e ensino da música
Sem comentários:
Enviar um comentário